novidades

Cerca de 30% das compras por impulso acontecem no vareo alimentar

Segundo o SPC Brasil, a maior variedade de produtos é um dos fatores que impulsionam o consumidor a comprar sem planejamento no canal  

Segundo levantamento nacional encomendado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mais da metade dos consumidores (53%) das capitais admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. O percentual é ainda maior entre as mulheres, já que seis em cada dez (57%) entrevistadas assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras.

Lugar favorito

Os locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%). Para a economista da entidade, Marcela Kawauti, a transformação dos supermercados em estabelecimentos amplos e com maior variedade de produtos é uma das razões que explicam o porquê de tantos consumidores perderem o controle do orçamento quando visitam esses lugares.

"Atualmente, os supermercados oferecem em suas gôndolas produtos que vão além dos itens básicos como alimentação, higiene e limpeza da casa. As grandes redes de supermercados investem cada vez mais para despertar o desejo de consumo e as estratégias vão desde ofertar produtos diferenciados até a maneira mais atrativa de organizar os produtos nas prateleiras", afirma a economista.

O estudo mostra ainda que, na visão dos consumidores entrevistados, as lojas de departamento (28%) e os sites na internet (22%) são as que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando, consequentemente, as compras de itens não considerados tão necessários.

ver todos

MATRIZ Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP 59.162-000 | Caixa Postal: 50
FILIAL Rod. BR 101, S/N | Galpão E | KM 08 | Distrito Industrial | Conde/PB | CEP 58322-000